- A Organização do 2º Encontro da Família Agostini no Brasil recebeu com muita alegria uma singela carta das Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada. As humildes irmãs fazem um trabalho exemplar no Rio Grande do Sul, na Cidade de Passo Fundo. Elas trabalham constantemente pela Santificação do Pe Zefirino Agostini, fundador da Congregação, e pedem a todos que comuniquem as graças recebidas dor intercessão do bem-aventurado Pe Zefirino Agostini às Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada. Cx Postal 372 - CEP 99051150 - Passo Fundo RS, ou pelo e-mail: ricab@via-rs.net. Todas as informações podem ser acessadas pelo cite: http://www.ursulinas.com.br/ .
- QUEM É O PE ZEFIRINO AGOSTINI
Pe. Zefirino Agostini, pároco da comunidade dos SS. Nazaro e Celso, uma das paróquias mais vastas e pobres da diocese de Verona – Itália, viu em Ângela o modelo de mãe e educadora para muitas jovens abandonadas.
Nasceu em Verona no dia 24 de setembro de 1813. Ordenado sacerdote em 11 de março de 1837, dedicou-se inteiramente ao ministério da Paróquia dos SS. Nazario e Celso, da qual tornou-se pároco em 1845.
Homem de profunda oração, sabia permanecer em contínua união com Deus também no meio das preocupações e atividades pastorais. O seu lema era: “do falar com Deus ao agir por Deus”.
O que caracterizou toda a sua vida foi o zelo constante, uma verdadeira caridade pastoral, operosa no sacrifício, promotora de iniciativas, sempre atenta em conduzir a Deus os irmãos.
Encontrou a colaboração de algumas jovens que, entusiasmadas com a figura e a obra de Santa Ângela Merici, quiseram se dedicar à educação das meninas mais pobres da comunidade. Faleceu no dia 6 de abril de 1896 e foi proclamado Bem-aventurado pelo Papa João Paulo II, em Roma, no dia 25 de outubro de 1998.
- QUEM SÃO AS URSULINAS
Conheça melhor a Congregação das Irmãs Ursulinas
“... como Ursulinas, têm a missão de fazer todo bem possível!”
O Instituto nasceu do coração ardente de um pároco, Bv. Pe. Zefirino Agostini, em 1860, Verona – Itália, que percebeu a importância da mulher na sociedade e na Igreja.
Como um pequeno grão de mostarda, fecundado pela graça de Deus, o grupo que iniciou a ‘escola de caridade’ cresceu, e com espírito de pertença à Igreja abriu-se à missão ad gentes, em 1960, marcando hoje presença em diversos países: Itália, Madagascar, Suíça, Burkina Faso, Benin, Uruguay, Brasil, Paraguay, Peru.
As Irmãs Ursulinas F. Mª. I. são religiosas que optaram por seguir Jesus Cristo casto, pobre e obediente, na simplicidade, humildade e alegria, testemunhando que a comunhão com Deus dignifica a pessoa humana, dilata o coração abrindo-o às dimensões do mundo, tornando-se capazes de gerar e cuidar da vida. “A maternidade espiritual, muito mais forte que a maternidade física, gera filhos para Deus e cria laços eternos porque Deus é eterno”.
Vivem em comunidades fraternas e procuram unir a ação e a contemplação, na dedicação constante a sua missão de mães espirituais, amigas e irmãs das crianças e das jovens, com um olhar preferencial pelas mais pobres e necessitadas.
Exercem a missão nas instituições assistenciais, nas escolas públicas, creches e em todas as atividades de formação humana e cristã das crianças, adolescentes, jovens e famílias e nas diversas pastorais a nível de Diocese e Paróquia: catequese, liturgia, grupos de jovens e adolescentes...
As Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada são herdeiras da missão educativa de Pe. Zefirino que, respondendo a pergunta “Quem são?”, dizia: “Dizer aos outros quem somos é contar o que Deus fez por nós, significa dizer que a nossa vida não consiste em fazer grandes coisas, mas está toda em fazer a vontade do Pai.
A Irmã Ursulina é, então, uma mulher consciente da própria dignidade e valor para ser criatura à imagem de Deus e testemunha do Seu amor.
Chamada e consagrada para pertencer unicamente a Jesus, d’Ele haure o amor e o zelo pela salvação, sobretudo da juventude.
As Ursulinas trabalham no campo específico da Educação, como colaboradoras de Cristo na formação da mente e do coração, nas paróquias, nas escolas, em todas as instituições e atividades juvenis.
Educar para a Ursulina é servir a vida em todas as suas expressões para que se difunda a cultura do amor, de um amor sem limites, iluminadas e protegidas pela Imaculada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário